Há vários momentos em nossa vida que precisamos tomar uma decisão.
Fazer uma opção pressupõe que as outras possibilidades foram deixadas de lado.
A primeira grande decisão da vida de um jovem/adolescente acontece quando chega o momento de escolher sua futura profissão.
Dados estatísticos mostram que cerca de 73% dos profissionais brasileiros estão insatisfeitos com sua profissão por isso procuram ajuda a um profissional da área da psicologia.
Durante as sessões de O.P. , o psicólogo poderá ajudar o indivíduo a se autoconhecer e buscar novas informações mudando certos paradigmas que o atrapalham e impedem de fazer uma escolha assertiva. É com uma boa metodologia que o psicólogo O.P. pode ajudar seu cliente a enxergar mais longe se autoconhecendo, auxiliá-lo a descobrir quais são suas aptidões, além de levá-lo a separar o que é realidade e o que é fantasia. O papel do profissional de psicologia jamais é decidir qual a profissão escolher porque esta decisão é totalmente do indivíduo.
É muito importante que os pais entendam que o filho precisa se sentir feliz na profissão que escolher, por isso esta decisão deve ser totalmente do adolescente. Uma má escolha pode trazer muitas vezes insatisfações e desistência durante o curso, gerando perda de tempo e custos desnecessários. Mesmo sendo menor de 18 anos de idade ele precisa ter a responsabilidade de fazer a sua escolha.
PAULO DESIGNE – Orientação profissional / Vocacional